25.5.10

Neemias 6 – 25 de maio de 2010

“Aí eu mandei mensageiros a eles com o seguinte recado: - Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês.” V.3

A construção estava quase terminada, o sonho quase realizado, todos já podiam pensar o impensável, o que os olhos da fé tinham contemplado estava tornando-se realidade: o muro realmente seria concluído.

Mas as coisas não seriam fáceis neste final. Sempre que nós temos algum objetivo nobre, sempre que desejamos uma mudança de vida, aparecerão aqueles que não querem que isso aconteça. Neste caso foram os inimigos do povo de Israel, mas no teu caso, quais os teus “inimigos”?

Para muitos são os vícios. Álcool, cigarro, práticas na vida que levam a autodestruição, ou pode ser até mesmo coisas aparentemente “inofensivas” como filmes, jogos ou a internet. Podem parecer “legais” no inicio, aparentemente te fazem sentir melhor, realizado e feliz.

Mas com o tempo você percebe que esta se tornando um escravo destes vícios, já não comanda, é um comandado. Pode até mesmo jurar que “quem manda na minha vida sou eu!”, mas no fundo sabemos que não temos mais o controle.
Tem saída? Claro que sim! Como?

1- TENHA UM PLANO: não basta apenas força de vontade. “Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí,” foi a resposta de Neemias para os seus inimigos. Monte uma estratégia, se desfaça do que não deve estar contigo, tenha atenção aos momentos e lugares mais “tentadores” para você e se mantenha no plano custe o que custar.

2- DESENVOLVA UMA VIDA DE ORAÇÃO: no verso 9 lemos a pequena, mas poderosa oração de Neemias: "Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças!" Esta oração também esta sua disposição. Não lute sozinho, pois será impossível. Tenha um plano de oração regular, de estudo da Palavra de Deus e de interagir com outras pessoas em uma igreja. Você será rodeado por um “muro” espiritual que fará toda a diferença.

3- OUÇA BONS CONSELHEIROS: “Quando comecei a pensar nesse assunto, compreendi que Deus não havia falado com Semaías e sim que Tobias e Sambalate haviam pago a ele para me dar aquele conselho.” V.12. – Não dê ouvidos aqueles antigos “amigos” que te convidarão outra vez, alguns talvez digam que isso “não tem nada a ver”, ou que essa mudança esta te tornando um “chato” e por aí vai. Será nestes momentos que você aprenderá quem são os verdadeiros amigos e Deus também te mostrará novos amigos serão um apoio nesta nova jornada.

Um grande abraço e um grande dia!