13.2.12

Segunda-feira, 13 de fevereiro 2012 - Êxodo 18

"Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer." v.19-20

Você já ficou em uma fila? Não uma fila de umas dez ou vinte pessoas, o que já seria horrível, mas uma fila quilométrica? Em uma daquelas filas de supermercado na véspera de uma data importante. Parece que toda a cidade foi para o mesmo lugar, e justo naquele momento mais importante, há apenas uma pessoa atendendo. Somente uma pessoa pode resolver o seu problema, e o de todos os outros também.



Era mais ou menos isso que acontecia com o povo de Israel...
Moisés posso fazer isso?
Moisés posso fazer aquilo?
Moisés poderia me dizer se posso comer isso?
Moisés porque não posso ir pra lá?
Todos os dias, todas as tardes, ninguém aguentava mais.
O que me chama a atenção nesta história é porque Moisés não pensou em tomar uma atitude antes. Provavelmente pensou, mas não sabia direito o que fazer.



Aqui fica um grande conselho pra nós hoje. Ouça a voz da experiência. Algum dia você será o líder de algo muito importante, mas não deixe de aprender nunca. Busque conselhos de pessoas confiáveis, tementes a Deus e boas no que fazem.
Outro ponto importante: não deixe que as pessoas se tornem tão dependentes de você. Ensinar é mais que indicar um caminho, é ensinar a que a pessoa saiba escolher o caminho correto. Devemos aprender a sermos humildes e ensinar a que os outros dependam cada vez mais de Deus e da Sua palavra.

Então esta combinado. A próxima vez que você quiser saber se pode comer isso ou aquilo, se pode fazer isso e porque não deve ir pra tal lugar. Busque a resposta na bíblia antes, busque em bons livros e depois pergunte para pessoas com mais experiência que você. Por último tome a decisão correta para atuar.
Assim se formam grandes homens e mulheres. Humildes a Deus, prontos para aprender e para guiar os outros pelo caminho correto.
Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário