17.2.12

Torres de Pisa vivas! Êxodo 32.

Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal." v.22

Amanhecia o ano de 1172 quando a viúva Donna Berta di Bernardo juntou o valor de “sessenta soldi” para cumprir um sonho: construir o campanário da Igreja. Um ano e meio depois as fundações desta torre estariam estabelecidas e quando a construção seguia começou um grande problema. A torre estava inclinando!



Imagino os construtores da Torre de Pisa conversando:

- E se tentarmos colocar mais peso aqui. Dizia um deles apontando para o setor norte.
- Provavelmente teremos que reforçar estas bases. Respondia outro com o semblante preocupado.

Por vários motivos a construção demorou mais de um século para ser terminada. Por fim estava pronta a linda torre de mármore brando com mais de 55 metros de altura, mais de 14 toneladas, oito andares e com suas paredes de quase 2 metros e meio de espessura. Mas estava torta! Uma inclinação de quase 5 graus separava a torre do seu eixo ideal.

Muitas tentativas foram feitas, até mesmo um apelo do governo italiano para que outras nações ajudassem, e de fato ajudaram, atualmente a torre esta com um pouco mais de 3 graus de inclinação. Mas qual o problema afinal?

Os fundamentos...

Uma fundação pequena com pouco mais de 3 metros em um subsolo fraco e instável fizeram deste monumento um exemplo de que não importa quão bonita seja o exterior, se as bases forem mal colocadas, tudo se inclinará.

O texto de hoje diz que o povo de Israel era “inclinado” para o mal. Uma base superficial de vida espiritual no terreno instável de um coração pecador fizeram o povo cometer loucuras na base do monte Sinai. Loucuras que custaram a vida de muitos.

A sociedade de hoje valoriza o exterior, mas não se importa com as bases. Como resultado temos milhares de “Torres de Pisa” vivas que caminham por aí buscando quem possa admirá-las, mas escondendo a sua base frágil.

Busque no Senhor uma base firme, e só assim, você estará preparado para vencer nos dias de dificuldade.

Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário