Nos últimos dias em que lemos o antigo testamento chegamos ao forte livro de Sofonias.
Este livro deixa uma clara mensagem a todos os que pensam que Deus é inerte ou alheio as amarguras da humanidade. Com uma linguagem contundente o profeta destaca que se aproxima o dia em que o Senhor acabará os problemas da humanidade e ajustará todas as injustiças.
“Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão...” v.3.
Aqui o profeta destaca a mansidão como algo a ser buscado com dedicação pelos que desejam ser fiéis a Deus. Mas o que é a mansidão?
Uma das suas definições é ter o “gênio tranquilo”. Ou seja, estar controlado, não deixar que os impulsos nos controlem.
Talvez seja incontável o número de pessoas que sofrem por causa do seu gênio terrível ou por causa do gênio terrível de outros. São amizades destruídas, famílias separadas e aflições acumuladas porque a pessoa simplesmente não pode manter-se tranquila perante uma ofensa ou desafio.
Que fique claro que mansidão não é fraqueza. Não é deixar que “montem sobre a sua cabeça” e façam de você o que bem entendem. Mansidão é uma característica dos fortes. É não se deixar levar pelo que os outros querem ou digam. Ao contrário do que muitos pensam, é o que tem mansidão que domina a situação, pois se você tem calma terá claridade para encontrar a melhor solução.
Como conseguir mansidão? O texto já mesmo diz: “buscai o Senhor”. Isso mesmo! Antes de enfrentar o dia você busca a Deus e pede tranquilidade para pensar bem, uma palavra clara para não ser mal interpretado e capacidade de perdão para o que não pode ser mudado.
E quando o “sangue ferver”, antes de responder, mesmo que seja em pensamento, busque ao Senhor e peça socorro. Com certeza o Espírito Santo vai lhe ajudar. Experimente!
Tenha um excelente dia!
Atividade para hoje:
Faça uma lista das situações que lhe “tiram do sério” e tenha um momento de oração especial falando de cada uma delas para o Senhor. Com certeza será maravilhoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário