15.8.09

Sábado, 15 de Agosto - Mateus 4

“Jesus respondeu: - As Escrituras Sagradas afirmam: "O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz." V.3



No capítulo 4, entre os versos 1 ao 11, encontramos a tentação de Jesus. Neste texto podemos encontrar os três verbos que constituem todas as tentações. Vamos dar uma olhada:

TER (v.3-4)

Significa agir de forma independente de Deus. Foi a tentação de Eva. Ainda que somos filhos de Deus devemos viver em união com o Pai e não seguindo as vontades de outros. Aqui vemos que os Filhos de Deus vivem por princípio, não pelas circunstancias.

SER (v.5-7)

O outro extremo da tentação é o pecado da presunção. É viver em super dependência de Deus. Obrigando-O a fazer coisas que Ele não prometeu. É uma atitude de mandar em Deus, de fazer que Ele seja obrigado a fazer o que eu mando.

PODER (8-11)

Aqui vemos o centro de todas as tentações: a adoração. O inimigo oferece o caminho mais fácil para tirar a Deus do primeiro lugar. É o pecado das conveniências, é buscar o caminho mais fácil a custa da nossa fidelidade.

Jesus venceu todas as tentações não com psicologia, não com força de vontade, ainda que tudo isso é importante. Elas foram vencidas com a Palavra de Deus. É a Palavra que nos dá a força de vontade que nos falta. Ela nos dá o plano completa que temos que seguir. E nela encontramos ao Jesus que veio provar que o pecador pela graça de Deus pode vencer.

Qual é o lugar da Palavra de Deus na sua vida?

Tenha um excelente dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário