16.7.09

16 de Julho - Jeremias 10

Neste capítulo Jeremias lembra o povo um dos pontos mais importantes sobre o relacionamento com Deus, os ídolos.

“Esses ídolos não podem falar: são como um espantalho numa plantação de pepinos. Eles têm de ser carregados porque não podem andar. Não tenham medo deles: não podem fazer mal, nem podem fazer bem." V.5

Os ídolos ou imagens são uma tentativa de representar atributos de Deus ou intermediadores entre Deus e o ser humano. Esta prática é muito antiga e muitas vezes são utilizadas com a justificativa que é uma lembrança e não se atribui a estas imagens um poder especial em si mesmo. Qual é o problema então? Existem vários.



Primeiro não devemos ter justamente por que Deus pede, e Ele quem sabe o que é melhor pra nós. Desde os Dez Mandamentos entregues para Moisés como uma descrição daquilo que Ele deseja para o Seu povo na terra (confira Êxodo 20). Até a atualidade, manifestar adoração por meio de imagens foi uma característica dos povos que não seguiam a Deus, e este costume estava agora com o povo de Israel e foi duramente combatido pelo profeta.

Segundo porque não existem intermediários entre Deus e as pessoas. “Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande, e o teu nome é poderoso.”v.6. Esse Deus poderoso também se identifica como um Pai amoroso que deseja manter um relacionamento pessoal com os Seus filhos. E mais ainda, luta contra aqueles que desejam ficar entre eles, sejam nações inimigas, ou crenças que afastariam o povo de um relacionamento pessoal.

Finalmente, a prática de representar com imagens sempre acabam passando para um relacionamento de adoração a esta imagem. Desde os tempos antigos são atribuídos poderes especiais a orações repetidas perante imagens, grandes procissões para levar as imagens de um santuário a outro e nunca foram aprovadas.

Meus amigos, sei que alguns que podem ler este texto se sintam pessoalmente tocados devido as suas crenças, porém peço que estudem o que a Palavra de Deus fala sobre este assunto, não o que escrevo. Também peço que façam dela o guia para a sua vida e se encontrem nela uma orientação diferente ao que estejam seguindo, saibam que é o desejo de um Pai eterno de ter um relacionamento pessoal com você, é uma manifestação de amor.



Tenha a certeza que no dia de hoje, esse Grande Amigo que buscou tanto uma intimidade com o povo no passado, também esta ao seu lado agora. No trabalho, no colégio, nas lutas, nas vitórias, nunca distante, sempre preocupado e ao alcançe de uma oração sincera. Aproveite esta oportunidade!



Que você tenha um excelente dia!

Um comentário:

  1. Ilse Teresinha Boelhouwerquinta-feira, 16 julho, 2009

    Gustavo, tenho lido todos os dias e estou encantada com a tua idéia, parabéns:
    " Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti."
    Obrigada Senhor por tudo. Um abraço, Ilse

    ResponderExcluir