Dedicamos este dia ao livro de Oséias. O capítulo 14 é quase um resumo do tema de todo o livro. O amor de Deus que busca e aceita sempre, não importando o que tenhamos feito. Deus nos ama tanto que nos aceita como somos. Mas nos ama mais ainda para não permitir que permaneçamos da mesma forma que chegamos a Ele.
É justamente neste contexto que o profeta escreve o seu último verso de todo o livro:
“Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.” V.9
INTELIGÊNCIA X SABEDORIA
O profeta destaca que a mudança de vida passa pela sabedoria, mas o que é sabedoria? Em um dicionário encontrei que é “a capacidade da razão, de fazer escolhas”. Ou seja, para que possamos ser exitosos na vida e para conhecermos melhor a Deus devemos fazer escolhas corretas. E o contrário também acontece, se fazemos as escolhas erradas, podemos perder de vista a vontade de Deus para nossa vida.
Mas e a inteligência? Ela é a capacidade relacionar dados, ou seja, é pensar rápido. Um resumo poderia ser: inteligência é pensar rápido e sabedoria é pensar certo.
Aqui esta o ponto! Muitos hoje pensam rápido, sabem muitas opções, mas nada disso ajudará se não escolhemos as opções corretas. O mundo esta cheio de pessoas tremendamente inteligentes que fracassam em vários aspectos da sua vida, pois não tomam as decisões corretas.
E como fazemos para ser sábio então? Simples, o verso mesmo responde: “porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.”
Conheça os caminhos do Senhor, busque qual é a vontade dEle. Como? Através da leitura da Sua palavra e da oração. Tenha em mente que algumas vezes a sua própria vontade será diferente, mas Deus conhece o futuro e se cumprimos a vontade dele não cairemos.
Bom dia e boas escolhas!
Perguntas para reflexão:
1. É possível ser inteligente e sábio ao mesmo tempo? Como?
2. Além de ler a bíblia e orar, quais são outras atitudes que podemos tomar para sermos sábios?
3. Como seria um plano diário separando um tempo específico para buscar a vontade de Deus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário