17.7.09

17 de Julho - Jeremias 24

Depois do primeiro ataque do Rei Nabucodonosor a Jerusalém, no ano 597 a.C., dez mil pessoas foram levadas cativas para o reino de Babilônia. Entre estes estavam os melhores operários, os príncipes como Daniel e outras autoridades. Foi neste contexto que encontramos a visão do capitulo 24.

A Visão

São comparados dos tipos de figos, uns muito bons e outros muito ruins, impossíveis de comer. Deus deixou bem claro que “os israelitas que foram levados para a Babilônia são como esses figos bons, e eu os tratarei com bondade.” v.5. Entre estes estavam muitos que voltarão para a reconstrução de Jerusalém setenta anos mais tarde, quando voltarem do cativeiro.



Deus também desejava que neste momento de dificuldades e lutas o povo se aproximasse mais dEle. “Porei no coração deles o desejo de reconhecerem que eu sou Deus, o SENHOR. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque com todo o coração vão voltar para mim.” v.7. Os que ficaram acabaram se rebelando contra Deus e contra Babilônia a ponto de confiar no Egito outra vez e serem quase todos destruídos.

O Significado para Hoje

Muitas vezes somos obrigados a enfrentar uma dura situação da vida que mudará totalmente nosso futuro. Estas situações são muitas vezes tão fortes que balançam os nossos princípios e ficamos desorientados. Embora não tenhamos todas as explicações para o que ocorre na nossa vida hoje, temos a certeza que Deus nos acompanha na jornada.



Para os Israelitas foi uma dura jornada para essa nova terra, novo idioma, sem o seu templo e sem perspectiva de voltar, mas Deus nunca os abandonou. Da mesma forma Ele diz pra você hoje, estou aqui do seu lado, caminharei contigo o caminho duro, confia e descansa no meu amor.

Deus abandonou o Seu povo no exílio? Claro que não, foi uma oportunidade para que a mensagem de Deus chegasse no maior monarca da Terra, mas isso é outra história.

Um excelente dia pra vocês.

Um comentário:

  1. Nossa amei... eh Mt lindoo o amor de Deus por nóis.. :D Fique com ele... Bruna Brandão

    ResponderExcluir