21.7.09

Terça-feira, 21 de Julho - Daniel 1

Esse livro, aparentemente pequeno com seus 12 capítulos, entretanto cheio de aventuras, profecias e textos com grande importância para os tempos de hoje. Viajemos juntos nesta nova jornada.

O Início

O primeiro capítulo apresenta os personagens centrais do livro: Daniel e seus amigos, Ananias, Mizael e Azarias. Estes jovens foram levados como escravos para Babilônia com aproximadamente 17 anos de idade.

E esse era outro mundo. Grandes palácios com uma multidão de pessoas de todos os lugares do mundo. Os Jardins Suspensos, considerados como uma das 7 Maravilhas do Mundo, são deste tempo. Os santuários para adoração dos deuses e para o estudo da astronomia se erguiam imponentes.



Daniel, juntamente com outros príncipes, deveria aprender tudo deste reino para servirem como embaixadores nas suas terras depois. Deveriam adotar seu modo de viver, com suas crenças, suas festas e sua comida. Tudo o que aconteceu antes, era um antiquado e inútil, porém o que poucos lembravam: este passado era o certo, e continuava sendo certo.

Eles são apresentados como um modelo de fidelidade a Deus, não aceitando comer as comidas e bebidas que faziam mal a mente e o corpo, porém eram apoiadas pelos “sábios” da sua época. Enfrentaram duras provas e Deus honrou a sua fidelidade e tornou-os dez vezes mais inteligentes que todos os outros do reino.

Estes jovens não esqueceram o que aprenderam na sua casa. Foram fiéis, mesmo longe dos olhares dos pais e dos antigos professores. Tiveram oportunidade de demonstrar de que era feito o seu caráter e se tornaram os mais respeitados do reino.



Foi fácil? Não. Ficou fácil depois? Piorou ainda mais. Porém eles passaram as maiores aventuras das suas vidas e experimentaram grandes milagres. Continue lendo a história, decida no seu coração ser como Daniel. E prepare-se para tudo o que vai acontecer com você.

Perguntas para reflexão:

1- Existem hoje alimentos que na Palavra de Deus encontramos que são impróprios, mas que a “ciência” defende como bons? Quais?
2- Como o exemplo de Daniel e de seus amigos nos ajudam a demonstrar o nosso papel no colégio, faculdade ou trabalho?
3- Você já experimentou uma prova de fé e viu como Deus fez algo maravilhoso para ajudá-lo? Compartilhe com outros hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário