19.7.09

Domingo, 19 de Julho - Jeremias 32

A cidade estava cercada. Torres de guerra se levantavam perto dos muros de uma Jerusalém totalmente fechada. Soldados ameaçadores acampavam esperando o momento certo de atacar. O povo desesperado já conversava sobre a fome, doenças e o triste futuro que a guerra trará para todos...



E Jeremias? Estava preso. Praticamente esperando a morte. Neste momento Deus fala com ele.

- Jeremias? Disse o Senhor.
- Sim? Responde o profeta provavelmente esperando que o Deus o livre desta situação difícil.
- Compra um terreno!
- Como? O Senhor deseja o quê?
- Compra um terreno aqui.

Que situação! Tudo parecia desmoronar e Deus pede para que o profeta compre um terreno. Era certo que os terrenos estavam bem desvalorizados neste tempo, que seria um investimento sem muitas dificuldades de papéis porque não duraria muito mesmo, mas porque comprar um terreno?

Essa foi a mesma pergunta de Jeremias. “Os babilônios construíram rampas de terra em volta das muralhas da cidade a fim de invadi-la e agora estão atacando. A guerra, a fome e as doenças vão fazer a cidade cair nas mãos deles. Como vês, tudo o que disseste aconteceu. No entanto, SENHOR, meu Deus, tu me mandaste comprar terras na presença de testemunhas, apesar de os babilônios estarem quase tomando a cidade.” V.24-25.

Deus responde de uma forma rápida e segura: “- Eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade. Nada é impossível para mim” v. 27.

Isso seria um sinal para o povo que eles voltariam um dia. Mesmo que eles pensem que Jerusalém se transformará em um deserto, Deus cuidará do seu povo e os trará para casa outra vez, eles poderão viver ali com confiança e paz novamente.

O mesmo pode passar conosco. Vivendo determinadas situações parece que o futuro é incerto. Alguns pensam: “Não poderei voltar a trabalhar, será impossível ter a amizade dele outra vez, nunca vou me recuperar desta doença.” E por aí vai. Para tudo isso Deus responde: “Nada é impossível para mim”.

Jeremias estava preso dentro de uma cidade que estava presa também pela guerra. Mas Deus ainda utilizou-o para transmitir uma mensagem de esperança para o povo confuso. Faça você também, mesmo que esteja nas piores situações, exerça esse direito de levar esperança para outros, o resultado será surpreendente. Experimente!



Perguntas de reflexão:
1- Você concorda que nada é impossível para Deus, mesmo em um mundo cheio de tristeza e dor? Porquê?
2- Deus já utilizou algumas situações “estranhas” para te ensinar alguma lição?
3- De que forma prática uma pessoa pode levar esperança para outras mesmo no meio de uma aflição pessoal?

Um comentário:

  1. Concordar que nada é impossível para Deus,é acreditar em Deus e mesmo em um mundo cheio de tristeza e dor devemos sempre orar, pedir a Deus força e sabedoria para entender e saber enfrentar as piores situações. Só com Ele é que temos força para suportar tantas dores neste mundo, aparentemente, ingrato e injusto, A gratidão é o mais belo sentimento devemos sempre agradecer à Deus por tudo.

    ResponderExcluir