17.7.09

18 de Julho - Jeremias 26

Depois da morte do rei Josias, justamente o rei que promoveu uma das maiores reformas espirituais da história do povo de Judá, chegou a reinar Joacaz seu filho. Um rei que não seguiu os passos do seu pai e foi derrotado pelo faraó Necao do Egito, reinando seu irmão Jeoaquim no seu lugar.

Estamos nos últimos anos da história do reino de Judá e o rei seguiu os maus caminhos do seu irmão, infiel e egoísta não ouviu as advertências que o Senhor mandava pelos Seus profetas. Neste capítulo encontramos o corajoso Jeremias se colocando no templo e anunciando palavras de reprovação. O resultado foi desastroso, por pouco, mas muito pouco mesmo, o profeta não acabou morto.

É difícil encontrar algo positivo neste capítulo, mas decidi destacar dois pontos muito importantes e que são altamente positivos.

A Coragem de Jeremias

Deus manda que o profeta vá ao átrio do Templo e fale. Jeremias sabia que os falsos profetas e os corruptos não gostariam nada disso e que ele provavelmente estava indo para o seu último anuncio. O que fez este homem? Fez o que deveria ser feito.
Como é difícil hoje encontrar pessoas que decidem fazer o que é certo independentemente das conseqüências. Cada vez mais as pessoas querem “dar um jeitinho”, encontrar uma maneira, não se expor ou simplesmente se omitem e abandonam a tarefa.

O filósofo britânico Edmund Hussel disse: “Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada”. Talvez o pior pecado de todos seja a omissão, pense nisso.



O Valor de um amigo

“Eu só não fui entregue ao povo para ser morto porque Safã, filho de Aicã, me protegeu.” V.24

Como é importante uma amizade sincera! Aicã já havia servido ao grande rei Josias e se manteve fiel ao bem, salvou Jeremias e ensinou a sua família a ser fiel.
Esta amizade salvou Jeremias em outros momentos e entrou para a história da humanidade como um grande homem. Se você lê hoje a história dele, mais de 25 séculos depois, foi porque decidiu fazer o certo.



Que Deus lhe abençoe muito e que coloque isso no seu coração. Fazer o que é certo sempre, custe o que custar. Certamente você entrará na história da vida de alguém e terá a certeza do dever cumprido.

Tenha um excelente dia!

Perguntas para Reflexão:

1- Hoje se entende que “o mundo é do mais malandro”. Em que áreas específicas as pessoas não são leais ao que é certo?
2- Como você atuaria se alguém te convidar para fazer o que é errado, mas é o teu amigo? Podemos manter amizades com pessoas que abertamente praticam o que é mal?
3- Tem sido você um amigo verdadeiro e leal? Se a sua resposta é não, como poderia tornar-se um?

Um comentário:

  1. È muito bom saber que Deus esta ao nosso lado quando passamos por momentos difíceis...

    ResponderExcluir