Muitos livros foram escritos sobre o conteúdo deste capítulo, assim como do capítulo nove. Como o objetivo do blog é dar uma aplicação pratica para os nossos dias, deixarei com cada leitor a tarefa de buscar mais detalhadamente o significado destes animais. Porém descreverei de forma reduzida.
Basicamente o significado da visão é o mesmo de Daniel capítulo 2 (veja o post relacionado a este capítulo). Com algumas diferenças básicas:
Os reinos serão os mesmos:
Leão – Babilônia
Urso – Medo-persa
Leopardo – Grécia
Animal espantoso – Roma
As diferenças se encontram no objetivo das visões. O sonho de Nabucodonosor, era relacionado aos domínios militares, já no sonho de Daniel, é relacionado a influencia que estes reinos terão sobre o plano de Deus para o mundo.
Neste aspecto o sonho detalha que de Roma, e fazendo parte dela, surgiria um império mundial que mudaria a Palavra de Deus e também trataria de impor uma nova forma de adoração a homens e não diretamente a Deus. Também relata que este império trataria de fazer perseguições aos cristãos, forçando-os a fugirem para vários lugares.
Outro ponto importante a destacar é relatado no verso 10, parte final:
“... O tribunal iniciou o julgamento e os livros foram abertos.”
O Julgamento
Muito foi dito com relação ao julgamento do fim dos tempos. É comum encontrarmos pessoas com medo de encontrarem-se cara a cara com Deus e ouvirem todos os seus pecados sendo relatados. Mas amigos, isso não é verdade.
Primeiro. Sim existirá um julgamento, ou melhor, este julgamento já esta sendo feito hoje. Hoje é a oportunidade que temos de escolher estarmos ao lado de Deus, aprender deste grande amigo e tomarmos as decisões certas. A escolha é nossa.
Segundo. Não existiria um Deus de amor se as pessoas fossem expostas à vergonha pública perante todo o universo por não terem aceitado estar com Ele. Ele é um Pai que ama Seus filhos e será o que ficará mais triste no momento final em que muitos não serão salvos.
Terceiro. Este julgamento é feito para todos os que não aceitaram a Jesus como seu Salvador pessoal. Como a consequência do pecado é a morte, se aceitamos a morte de Cristo na cruz por nós, esta dívida esta paga. O “juízo” será para os que rejeitaram o convite amoroso de Deus e buscaram seus próprios caminhos.
Finalmente, os acontecimentos mais lindos virão depois do julgamento: “então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos que há debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.” V. 26-27.
Amigo, o tema do juízo é amplio, porém não há motivo para ter medo. Será o momento de revermos nosso Pai celestial e de vermos as injustiças sendo desfeitas. Não tenha medo de alguma escolha triste que tenha feito no passado. Confie no perdão maravilhoso de Cristo e não guarde rancor de injustiças feitas a você, pois tudo terá seu momento. Espere e verá.
Tenha um excelente dia!
Perguntas para a Reflexão:
1- Você tem medo de um “juízo” feito por Deus? Por quê?
2- É possível perceber o amor de Jesus sendo manifestado no momento do “julgamento”?
3- Se Deus é amor, porque Ele não perdoa a todos no juízo e salva todo mundo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário